Brasil
Apple Watch traz função para identificar hipertensão no Brasil
Após introduzir ferramentas que medem a oxigenação sanguínea, detectam distúrbios ligados à apneia do sono e realizam eletrocardiogramas, a Apple avança em sua estratégia de focar em serviços de saúde com o lançamento no Brasil, nesta terça-feira, de uma função que identifica sinais de hipertensão em seus relógios.
Em entrevista ao GLOBO, Adam Philips, cardiologista da área de Saúde da Apple, explica que a empresa está investindo em soluções para detectar doenças silenciosas. A funcionalidade foi aprovada pela Anvisa para uso no Brasil.
Esse novo recurso avalia a pressão arterial usando um sensor óptico cardíaco presente nos relógios, que coleta dados e analisa a resposta dos vasos sanguíneos aos batimentos cardíacos ao longo de 30 dias. Após esse período, o usuário é avisado se houver indicação de hipertensão crônica ou pressão alta.
“Grande parte da nossa saúde ainda é invisível para nós mesmos. Nosso objetivo é continuar oferecendo notificações inteligentes, métricas e ferramentas que ajudem as pessoas a ter uma vida mais saudável. Muitas vezes, as pessoas simplesmente não sabem como está sua condição. É aí que esse recurso de hipertensão é essencial, ajudando a identificar o problema na fase inicial. Esperamos beneficiar mais de um milhão de pessoas já no primeiro ano. Hoje, monitoramos 18 áreas diferentes da saúde”, afirma Philips.
A hipertensão é o maior fator de risco para ataques cardíacos, AVC e problemas renais, afetando cerca de 1,3 bilhão de adultos no mundo, conforme dados da Apple. Cerca de 40% das pessoas com hipertensão desconhecem a condição. O recurso funciona em 150 países, incluindo EUA e várias nações europeias. Além do Brasil, a Apple lança a novidade na Austrália, Colômbia, Indonésia, Malásia e Turquia.
O sistema utiliza algoritmos desenvolvidos a partir de estudos com mais de 100 mil participantes de perfis e regiões variadas para analisar a resposta dos vasos sanguíneos aos batimentos cardíacos.
“Na prática, o recurso pode alertar sobre condições silenciosas que precisam ser monitoradas. Continuaremos desenvolvendo ferramentas inteligentes para a saúde. Essa notificação permite iniciar tratamentos e prevenir AVCs. O recurso funciona automaticamente no relógio, sem necessidade de calibração ou configurações complexas. Usamos o sensor óptico de frequência cardíaca para analisar a resposta vascular. O sistema utiliza múltiplas informações ópticas para entender esses padrões”, explica Philips.
A aposta em funcionalidades de saúde é uma estratégia importante para empresas de tecnologia como Samsung, Motorola e Huawei. Para o consultor de tecnologia João Fernandes Bittencourt, há uma competição para oferecer mais funções que atraiam os usuários.
“Atualmente, as companhias buscam agregar diversas funcionalidades em acessórios como relógios e anéis. Ainda estamos em uma fase de evolução, com a inteligência artificial ampliando a precisão das análises. O objetivo principal é permitir que o usuário acompanhe e identifique possíveis problemas precocemente, mas ainda há muito a ser feito”, ressalta ele.
Além disso, o usuário pode inserir manualmente dados de pressão arterial para auxiliar médicos no acompanhamento. Para isso, foi criada uma seção no aplicativo ‘Saúde’ com orientações para as medições, como ao acordar ou antes de dormir. As informações são criptografadas no dispositivo e o compartilhamento com terceiros depende de autorização do usuário. O recurso é indicado principalmente para quem desconhece que tem hipertensão.
“O propósito principal dessa função é conscientizar quem não sabe que tem hipertensão. O sistema foi treinado com dados de pessoas sem diagnóstico. Quando o paciente está em tratamento e usa medicamentos, a dinâmica vascular pode mudar, resultando em sinais diferentes dos observados em pessoas sem diagnóstico”, destaca o médico.
Os relógios contam com sensores que monitoram oxigenação do sangue, frequência cardíaca e acelerômetros que detectam micromovimentos no pulso para mapear o sono e distúrbios respiratórios relacionados à apneia. A notificação de hipertensão está disponível a partir dos modelos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login