Conecte Conosco

Mundo

Aprovação de Trump cai para 39% em meio ao shutdown

Publicado

em

A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu uma queda para 39%, enquanto sua taxa de desaprovação aumentou para 56%, de acordo com uma pesquisa recente feita pelo The Economist e o instituto YouGov entre os dias 4 e 6 de outubro, com 1.648 adultos americanos.

Comparado à pesquisa da semana anterior, houve uma pequena diferença: a aprovação caiu de 40% para 39%, e a desaprovação subiu de 54% para 56%.

A pesquisa mostrou níveis historicamente baixos de aprovação em grupos importantes: apenas 33% das mulheres aprovam, enquanto 61% desaprovam; entre idosos acima de 65 anos, 43% aprovam contra 55% que desaprovam; entre hispânicos, aprovação de apenas 25% contra 71% de desaprovação; e entre negros, apenas 10% aprovam diante de 83% que desaprovam.

Com o atual shutdown, mais americanos desaprovam a maneira como Trump e os congressistas republicanos e democratas estão lidando com a paralisação do governo.

Quanto à responsabilidade pelo impasse, 41% culpam Trump e os republicanos, 30% culpam os democratas, e 23% responsabilizam ambos igualmente. Sobre como Trump gerencia o shutdown, 33% aprovam sua atuação e 54% desaprovam.

A maioria prefere uma solução negociada para o impasse orçamentário: 63% querem que os congressistas se comprometam para chegar a um acordo, enquanto 37% preferem que lutem por suas prioridades, mesmo que isso prolongue o shutdown.

Em relação ao impacto pessoal do shutdown, 39% afirmam que serão afetados, seja muito (12%) ou um pouco (28%), 30% dizem que serão pouco afetados e outros 30% não sentem impacto algum.

Sobre a duração esperada da paralisação, 24% acham que irá durar uma a duas semanas, 23% três a quatro semanas e 13% mais de quatro semanas. Apenas 6% acreditam que o shutdown durará menos de uma semana.

No aspecto econômico, 57% responsabilizam Trump pelo atual estado da economia, em comparação com 24% que colocam a culpa em Joe Biden. Esta percepção se manteve estável no último mês. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados