Conecte Conosco

Mundo

Arabia Saudita executa oito pessoas em um único dia

Publicado

em

A Arábia Saudita realizou a execução de oito indivíduos em apenas um dia, conforme divulgado pela imprensa oficial, evidenciando um aumento na aplicação da pena capital no país do Golfo, especialmente em casos relacionados ao tráfico de drogas.

Segundo a agência de notícias saudita SPA, quatro somalis e três etíopes foram executados no sábado (2) na região de Najran, no sul do país, acusados de contrabando de haxixe.

Um cidadão saudita foi executado pela acusação de assassinato de sua mãe.

Desde o início do ano, a Arábia Saudita aplicou a pena de morte em 230 pessoas, conforme levantamento da AFP baseado em dados oficiais, sendo que a maior parte, 154 indivíduos, foi condenada por crimes ligados às drogas.

O ritmo acelerado das execuções pode fazer com que o país ultrapasse o recorde do ano passado, quando foram aplicadas 338 penas capitais.

Especialistas relacionam esse aumento à intensificação da guerra contra as drogas iniciada em 2023. Muitos dos detidos nesse período estão sendo executados agora, após o término de seus processos e sentenças.

A Arábia Saudita retomou as execuções por crimes relacionados a drogas em 2022, após uma pausa de três anos na aplicação da pena de morte para tais casos.

Em 2022, o país executou 19 pessoas, duas em 2023 e 117 em 2024 por crimes ligados ao tráfico de entorpecentes, de acordo com dados da AFP.

As autoridades sauditas afirmam que a pena capital é imprescindível para manter a ordem pública e garantem que todas as execuções são feitas após a exaustão dos recursos legais disponíveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados