Mundo
Arábia Saudita pede retirada de separatistas do Iêmen de duas províncias
A Arábia Saudita solicitou formalmente nesta quinta-feira, 25, que os separatistas no Iêmen apoiados pelos Emirados Árabes Unidos, conhecidos como Conselho de Transição do Sul, se retirem das províncias de Hadramout e Mahra. Essas áreas estão sob controle das forças sauditas no momento. A solicitação pode provocar tensões dentro da coalizão que combate os rebeldes Houthi.
Em sua declaração nesta manhã de Natal, o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita parecia visar a exercer pressão pública sobre o Conselho de Transição do Sul. A Arábia Saudita tem apoiado diversas tropas no Iêmen, incluindo as Forças de Escudo Nacional, na luta contra os Houthis, que contam com o apoio do Irã.
As ações dos separatistas levaram a uma escalada desnecessária, que afetou negativamente os interesses de todos os grupos iemenitas, além de comprometer a causa do sul e os esforços da coalizão, advertiu o Ministério das Relações Exteriores saudita.
O ministério destacou a necessidade de cooperação entre as diversas facções e grupos no Iêmen para manter a moderação e evitar ações que possam desestabilizar a segurança e a paz, evitando assim consequências negativas para a região.
Recentemente, o Conselho de Transição do Sul estabeleceu presença nas províncias de Hadramout e Mahra. Segundo a posição oficial saudita, estão em curso negociações para que as forças do Conselho retornem às suas posições anteriores fora dessas áreas, e que entreguem o controle dos campos para as Forças de Escudo Nacional.
O ministério afirmou que as negociações continuam visando restaurar a situação para o estado anterior, buscando evitar conflitos e retomar o equilíbrio na região.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login