Conecte Conosco

Centro-Oeste

Área Queimada No Distrito Federal Este Ano É Igual A 13 Cidades

Publicado

em

Com 15.052,09 hectares destruídos pelo fogo, a extensão atingida no Distrito Federal neste ano ultrapassa o tamanho de 13 regiões administrativas juntas. Imagine se Varjão, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Guará, SIA, Águas Claras, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Estrutural, Sobradinho II e Fercal fossem completamente queimados e apagados do mapa do DF.

Baseando-se na quantidade de hectares incendiados, foi criado um mapa interativo do Distrito Federal para que os moradores locais possam visualizar o impacto de 15 mil hectares em sua região. O usuário pode buscar o nome da sua área administrativa para descobrir se com os incêndios de 2025, o local teria sido destruído 92 vezes, como é o caso do Varjão, ou se ainda restaria alguma área intacta, como no Plano Piloto.

A área consumida pelo fogo no DF é ainda maior que a extensão do município de Vitória, capital do Espírito Santo, e equivalente ao tamanho de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Portanto, os incêndios em nove meses no DF equivalem ao fogo consumindo duas capitais brasileiras.

Para compreender melhor, apenas com a área queimada no Distrito Federal, seria possível erguer cidades com dobro do tamanho da ilha Manhattan, em Nova York (EUA), que possui 5,9 mil hectares (59 km²).

Os dados das áreas são provenientes da Pesquisa Distrital de Amostras de Domicílio (PDAD) 2024, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, considerando os focos de incêndio até 16 de setembro de 2025.

No ano anterior, quando o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) alterou sua metodologia para medir a área queimada, foram registrados 20.621 hectares até o final de setembro. Isso mostra que, apesar dos números elevados neste ano, o total ainda está abaixo da média do ano passado.

Os 15 mil hectares queimados correspondem a 6.189 ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo CBMDF no Distrito Federal. A operação Verde Vivo é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros durante o período de seca para oferecer uma resposta rápida às emergências ambientais causadas por queimadas e visa prevenir a propagação dos incêndios no DF.

Tenente-coronel Omar, responsável pelo Centro de Comunicação Social do CBMDF, afirma: “Temos equipes distribuídas pelo DF para resposta imediata. A operação Verde Vivo é constantemente aprimorada, assim como o preparo físico e treinamento dos nossos especialistas. Este ano, além dos militares designados exclusivamente para a operação, centenas de outros profissionais estão prontos para apoiar ocorrências de grande porte a qualquer momento.”

Os bombeiros também destacam medidas preventivas importantes para evitar incêndios:

  • Não queime lixo, folhas secas ou resíduos de poda.
  • Evite usar fogo para limpar terrenos.
  • Não jogue bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou perto de estradas.
  • Se for acampar, faça fogueiras somente em locais permitidos e apague completamente antes de sair.
  • Mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastagens e edificações.
  • Evite acumular vegetação seca próxima a residências, postes, cercas e estradas.

Em caso de incêndio, deve-se imediatamente contactar os bombeiros pelo telefone 193. Apenas pessoas com equipamento adequado e treinamento devem tentar apagar o fogo para evitar riscos adicionais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados