Notícias Recentes
Argentina aprova extradição de cinco condenados por atos de 8 de janeiro
A justiça da Argentina aceitou o pedido feito pelo Brasil para extraditar cinco pessoas condenadas por envolvimento nos atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023. Neste dia, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes.
A decisão foi tomada na quarta-feira (3) e faz parte do pedido enviado pelo Ministério da Justiça, atendendo a solicitação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável pelos processos contra os condenados. As penas variam entre 13 e 17 anos de prisão.
Os cinco condenados — Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza — estão detidos na Argentina desde o final do ano passado, data em que foi oficialmente pedido o cumprimento das penas através da extradição.
Na audiência realizada na quarta-feira, os cinco compareceram algemados ao tribunal federal responsável pelo julgamento, conforme mostraram imagens divulgadas pela imprensa local.
Ao chegarem na Argentina, eles solicitaram refúgio político na Comissão Nacional para os Refugiados, mas ainda não receberam resposta. Apesar desta decisão judicial de extradição, a efetivação depende das medidas que serão tomadas pelo governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login