Mundo
Argentina encerra acordo cambial com EUA e swap de US$ 20 bilhões
A Argentina efetuou o pagamento total e antecipado das operações relacionadas ao acordo de estabilização cambial firmado com os Estados Unidos, conforme anunciado pelo secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, e confirmado pelo Banco Central argentino.
Com esse pagamento, a linha de swap entre os dois países no valor de US$ 20 bilhões foi encerrada, e o Fundo de Estabilização Cambial (ESF) não possui mais saldo em pesos, conforme explicado pelo secretário.
Em uma publicação na rede social X, Bessent destacou que a quitação demonstra a condição financeira fortalecida da Argentina e representa um êxito da estratégia “America First”, ao assegurar um aliado importante e gerar lucro significativo para os contribuintes dos EUA. Ele reforçou que o ESF nunca teve perdas e foi totalmente reembolsado.
O Banco Central da Argentina confirmou que, em dezembro de 2025, quitou as operações feitas no último trimestre daquele ano no âmbito do acordo de estabilização cambial iniciado em outubro.
Bessent também ressaltou que a ação ocorre em meio a reformas econômicas implementadas pelo presidente Javier Milei, que vêm mostrando avanços sólidos, incluindo a retomada do acesso aos mercados financeiros e mudanças positivas nas políticas monetária e cambial.
O secretário destacou o suporte da comunidade internacional, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI), e afirmou que, com a estabilidade da Argentina, os mercados agora atendem às demandas de financiamento do país latino-americano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login