Conecte Conosco

Notícias Recentes

Arquiteto sofre racismo em evento renomado em São Paulo

Publicado

em

Gabriel Rosa, arquiteto de 24 anos, foi alvo de racismo no celebrado evento de arquitetura e design Casacor São Paulo. Enquanto atendia visitantes na última sexta-feira (25/7), uma mulher fez declarações preconceituosas sobre cotas raciais e o comportamento de pessoas negras.

O incidente foi registrado em vídeo pelo próprio arquiteto. A agressora, até o momento não identificada, afirmou que não consulta médicos negros.

“Conheço professores de medicina que, se derem notas baixas a estudantes negros que não se esforçaram, esses estudantes processam os professores. Então, para evitar isso, ninguém dá notas baixas. Assim, pessoas negras e deficientes têm cotas e notas garantidas. Por que eu iria consultar um médico que passou na faculdade sem merecer?”, disse a mulher.

Gabriel Rosa conquistou o prêmio de Melhor Ambiente da CasaCor 2024 e participa da edição atual do evento no bairro Barra Funda, em São Paulo. Ele criou o projeto Adega Legado, inspirado na ancestralidade africana.

Racismo é crime

Após o ocorrido, Gabriel Rosa relatou o caso à organização da Casacor, que acionou a polícia. Até a publicação da matéria, a agressora não foi localizada.

No Brasil, o crime de injúria racial é punido por lei, com penas que incluem prisão de dois a cinco anos e multa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados