Conecte Conosco

Notícias Recentes

Arthur Lira anuncia pré-candidatura ao Senado por Alagoas

Publicado

em

O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP) anunciou nesta quarta-feira sua pré-candidatura ao Senado representando Alagoas. Ele afirmou que promoverá, na primeira quinzena de março, um encontro em Maceió para reunir lideranças da capital e de diversos municípios do estado.

Alagoas precisa avançar. Nosso objetivo é assegurar mais investimentos, projetos estruturantes e ampliar as oportunidades em todas as regiões do estado, declarou Lira.

Atualmente no quarto mandato como deputado federal, Lira presidiu a Câmara dos Deputados entre 2021 e 2024, sendo mentor político do atual presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).

Com a confirmação da pré-candidatura, Lira deverá enfrentar novamente o seu adversário político Renan Calheiros. O senador do MDB busca a reeleição ao Senado, compondo chapa que inclui seu filho, o ministro dos Transportes Renan Filho, como candidato ao governo estadual.

Aliados afirmam que o evento, com local e data a serem divulgados em breve, simbolizará a união das forças políticas visando fortalecer as cidades e ampliar a representatividade de Alagoas no Congresso Nacional.

Conflito Eleitoral

Segundo a newsletter Jogo Político, do editor de Política do GLOBO Thiago Prado, chegou-se a cogitar uma aliança entre Lira e Calheiros para apoiar o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Alagoas, mas o senador rejeitou o acordo:

— Com Arthur Lira não farei aliança em nenhuma região de Alagoas. Nos últimos anos, ele se posicionou contra os interesses do estado. Apesar de ter presidido a Câmara, não ajudou Alagoas e agiu contra ela. Por isso, não aceito dividir o mesmo palanque com ele — afirmou Calheiros em agenda no dia 30 de janeiro.

Enquanto isso, Lira tem preferido agir discretamente nos bastidores, buscando conciliar com o Planalto para evitar ser candidato ao Senado em oposição à força do lulismo no Nordeste.

Essa postura reservada contrasta com o comportamento de Lira antes da última eleição, quando criticou publicamente Calheiros. Em maio de 2022, chamou o senador de “cachorro sem dente que se aproveita da miséria do povo alagoano” após insinuações de corrupção envolvendo compra de caminhões de lixo pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que era então administrada por aliados de Lira.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados