Conecte Conosco

Mundo

As notícias mais importantes sobre coronavírus de 25 de junho

Publicado

em

Hoje é quinta-feira, 25 de junho, e o Brasil soma 53,8 mil mortes causadas pela Covid-19. O total de casos de novo coronavírus chega a quase 1,2 milhão no país. Do total de cerca de 483 mil mortes pela doença no mundo, segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, pouco mais de 10% ocorreram no Brasil.

Apenas Estados Unidos estão à frente do Brasil quando se calculam as vidas afetadas pelo vírus. São 2,3 milhões de casos confirmados entre os norte-americanos, ainda segundo a Johns Hopkins, e cerca de 122 mil mortes.

Por que a OMS voltou a ficar alerta sobre a Covid-19 na Europa?

Turistas sobem escadas da Torre Eiffel nesta quinta-feira — Foto: Thomas Samson / AFP Photo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para a possibilidade de os sistemas de saúde da Europa serem afetados por uma segunda onda fora de controle da pandemia de Covid-19, de acordo com a agência AFP. O alerta foi dado em meio à volta do crescimento do número de casos no continente, que está registrando diariamente quase 20 mil novos infectados e 700 mortes.

Em 11 países houve transmissão acelerada do vírus, segundo a organização. Portugal é um caso que foi considerado exemplo na contenção do vírus, mas agora, conforme mostrou a colunista do G1 Sandra Cohen, tem taxa de contágio que só é superada na Europa pela Suécia, que não tomou medidas de isolamento social como nos demais países. Os portugueses precisaram recuar na flexibilização das medidas de restrição.

Apesar do alerta, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo foi reaberto hoje para visitação após três meses sem turistas: a Torre Eiffel, em Paris. A visitas, no entanto, ocorrem com medidas de distanciamento, máscara obrigatória e acesso apenas até o segundo dos três andares da torre, com a subida feita exclusivamente pela escada.

O novo coronavírus pode afetar o cérebro?

Movimentação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Osasco, na Grande São Paulo, em 10 de junho — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Reportagem da BBC aponta que mais de 300 estudos de diversos países identificaram anormalidades neurológicas em pacientes com Covid-19. Os sintomas variam dos mais leves, como dores de cabeça, perda de olfato e sensação de formigamento, até os mais graves, como a incapacidade de falar, derrames e convulsões.

Ainda não está claro, no entanto, se o vírus pode infectar o cérebro. Para a maioria dos pesquisadores, o efeito neurológico do novo coronavírus é resultado indireto da falta de oxigênio no cérebro ou parte do processo de resposta inflamatória do corpo. Outros estudiosos acreditam já há evidências de que o vírus pode, de fato, invadir o cérebro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados