Conecte Conosco

Mundo

Assistente próximo ao secretário do Tesouro dos EUA deve assumir cargo importante no FMI

Publicado

em

O chefe de gabinete do secretário do Tesouro dos Estados Unidos está prestes a ser nomeado como o segundo em comando do Fundo Monetário Internacional (FMI), conforme informou uma fonte próxima ao assunto nesta quarta-feira (17).

Dan Katz, que trabalha junto ao secretário Scott Bessent, será o substituto de Gita Gopinath no cargo de diretor-geral adjunto do FMI, segundo revelou a fonte que preferiu manter o anonimato.

Um porta-voz do Tesouro dos EUA optou por não comentar a nomeação, e o FMI não respondeu imediatamente às perguntas sobre o assunto. Até o momento, não houve anúncios oficiais.

Em abril, o secretário Scott Bessent criticou tanto o FMI quanto o Banco Mundial, pedindo que essas instituições foquem mais nas demandas dos países membros.

Ele também acusou o FMI, cujo principal acionista é os EUA, de gastar uma parte excessiva de seus recursos e tempo em temas como mudança climática, questões de gênero e sociais.

Dan Katz é formado pela Universidade de Yale, já atuou no Tesouro durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump e tem experiência como banqueiro de investimentos no Goldman Sachs.

No final de julho, o FMI anunciou que Gita Gopinath deixaria o cargo no final de agosto para retornar ao ensino na Universidade de Harvard.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados