Conecte Conosco

Economia

Associação quer sites americanos na lista de pirataria

Publicado

em

Associação Americana de Vestuário e Calçados (Aafa) solicitou a Jamieson Greer, representante de comércio dos EUA, que inclua plataformas nacionais de comércio eletrônico na Lista de Mercados Notórios (NML), que registra sites que facilitam a venda de produtos falsificados ou contrabandeados.

Em correspondência enviada na quinta-feira (17), a Aafa destacou a importância de ampliar a lista anual do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) para incluir plataformas domésticas que se envolvem ou beneficiam-se de pirataria, independentemente da localização de sua sede.

A associação representa mais de 1,1 mil fabricantes globais que geram mais de US$ 520 bilhões em vendas por ano. Desde a criação da lista em 2006, ela tem focado em mercados físicos e sites estrangeiros. Em 2019, durante a gestão do presidente Donald Trump, foram incluídos domínios internacionais operados pela Amazon, mas desde 2020 nenhuma plataforma sediada nos EUA aparece na lista, o que preocupa a Aafa.

A entidade argumenta que a omissão reduz a pressão sobre as plataformas americanas para que impeçam a venda de falsificações, ressaltando que a atuação do USTR ainda se concentra em atividades estrangeiras, apesar da natureza global das falsificações online, que têm aumentado nos últimos anos.

Em relação ao Brasil, o USTR iniciou investigação sobre supostas práticas comerciais brasileiras que possam prejudicar interesses dos EUA. A lista de 2024 cita a Rua 25 de Março, em São Paulo, conhecida pelo comércio de produtos falsificados e contrabandeados, com mais de mil lojas envolvidas nesse mercado ilegal. Apesar das ações de fiscalização, os responsáveis ainda não foram responsabilizados.

Após o anúncio da investigação, representantes comerciais da região afirmaram que a comercialização de produtos ilegais é pontual e combatida pelas autoridades, destacando que a região possui mais de 3 mil estabelecimentos formais, que geram empregos, pagam impostos e oferecem produtos de qualidade para consumidores do país inteiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados