Mundo
Asteroide passa muito perto da Terra, a apenas 400 km

Um asteroide passou próximo à Antártida, chegando a uma distância de apenas 428 quilômetros da superfície terrestre na última quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Essa informação foi divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) nesta segunda-feira, dia 6.
Segundo a ESA, essa altitude está dentro da faixa da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS), que varia entre 370 e 460 quilômetros, sendo uma das aproximações mais próximas já observadas.
O asteroide, denominado 2025 TF, tem entre um e três metros de diâmetro e, devido ao seu tamanho, não oferece perigo relevante para o planeta.
ESA explicou que, caso esses objetos entrem na atmosfera, podem gerar bolas de fogo e resultar na queda de pequenos meteoritos no solo.
O objeto foi identificado pela primeira vez pelo programa Catalina Sky Survey dos Estados Unidos, que é administrado pela NASA.
Após essa descoberta, os astrônomos do Escritório de Defesa Planetária da ESA também monitoraram o asteroide com o telescópio do Observatório Las Cumbres em Siding Spring, na Austrália.
Segundo a instituição, “Localizar um objeto com essas dimensões na imensidão do espaço, especialmente quando sua posição ainda não é totalmente precisa, é um grande feito. Essa observação detalhada possibilitou que os astrônomos calculassem a distância e o momento da aproximação com alta exatidão.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login