Economia
AstraZeneca anuncia investimento de US$ 50 bilhões nos Estados Unidos

A empresa farmacêutica britânica AstraZeneca revelou planos para investir 50 bilhões de dólares (278 bilhões de reais) até o ano de 2030 na fabricação e desenvolvimento de medicamentos nos Estados Unidos. Esta decisão ocorre em meio a considerações do presidente Donald Trump de aplicar tarifas ao setor.
O CEO da empresa, Pascal Soriot, afirmou em comunicado divulgado nesta terça-feira que o investimento demonstra a confiança da empresa na inovação biofarmacêutica americana e seu compromisso com os milhões de pacientes nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Para equilibrar as relações comerciais em benefício dos Estados Unidos, o presidente Trump impôs em abril uma tarifa básica de 10% sobre importações. Embora inicialmente os medicamentos estivessem isentos, o presidente declarou recentemente que pretende aplicar tarifas também sobre remédios, podendo chegar a uma taxa adicional de 200%.
Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, afirmou no comunicado da empresa que há décadas os americanos dependem do fornecimento estrangeiro de produtos farmacêuticos essenciais. Segundo ele, as novas políticas tarifárias visam corrigir essa vulnerabilidade estrutural.
A AstraZeneca planeja construir uma nova fábrica na Virgínia, que será o maior investimento global da empresa no campo da produção de medicamentos. Em abril, a companhia já havia anunciado o início da transferência de parte da produção europeia para os EUA devido às ameaças do setor que não enfrentava tarifas alfandegárias há 30 anos.
Nos últimos meses, outras grandes empresas farmacêuticas também comunicaram planos de investir bilhões de dólares e realocar suas produções para os Estados Unidos, que representam o maior mercado mundial de medicamentos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login