Mundo
Ataque a tiros em Washington está sendo tratado como terrorismo, diz FBI
Kash Patel, diretor do FBI, anunciou nesta quinta-feira, 27, que o disparo contra dois soldados da Guarda Nacional em Washington está sendo tratado como um ato terrorista. “Trata-se de uma investigação em andamento por terrorismo”, afirmou Patel durante coletiva de imprensa.
Autoridades locais informaram que o suspeito, de 29 anos, está sob custódia e aparentemente agiu sozinho. O ataque ocorreu próximo à Casa Branca, na véspera do Dia de Ação de Graças.
De acordo com Jeffery Carroll, chefe assistente executivo do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, o atirador apareceu de uma esquina, sacou a arma e disparou contra os soldados. O suspeito também foi ferido por disparos, mas ainda não há confirmação sobre quem o atingiu.
A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, informou que o suspeito entrou nos Estados Unidos em setembro de 2021 através de um programa chamado Operação Aliados Bem-Vindos.
Este programa migratório foi criado durante o governo Biden após a retomada do poder pelo Taleban no Afeganistão, em agosto de 2021. Ele permitiu que cidadãos afegãos entrassem nos EUA com permissões temporárias de permanência de dois anos, porém sem status migratório permanente.
Os afegãos que participaram do programa passaram por uma triagem e foram alojados em bases militares americanas pelo país antes de serem integrados à sociedade.
O objetivo era ajudar aqueles que colaboraram com as tropas dos EUA e o esforço para reconstruir a sociedade civil afegã, protegendo-os de possíveis retaliações do Taleban.
O governo Biden destacou que o programa incluía verificação de antecedentes e segurança. Estima-se que cerca de 77 mil afegãos tenham entrado nos EUA por meio dessa iniciativa, que teve validade de aproximadamente um ano.
A Operação Aliados Bem-Vindos foi alvo de críticas por parte de republicanos, que questionaram os procedimentos de verificação adotados.
O Inspetor Geral do Departamento de Segurança Interna apontou algumas falhas no programa, incluindo dados imprecisos em arquivos de alguns participantes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login