Conecte Conosco

Mundo

Ataque aéreo em Mianmar mata 19 estudantes do ensino médio

Publicado

em

Um grupo armado de uma minoria étnica em Mianmar informou, neste sábado (13), que um ataque aéreo da junta militar causou a morte de pelo menos 19 estudantes do ensino médio no estado de Rakhine, localizado na região oeste do país.

O ataque atingiu duas escolas particulares de ensino médio em Kyauktaw logo após a meia-noite de sexta-feira, conforme divulgado em um comunicado no Telegram do Exército de Arakan (AA), uma das forças de oposição mais fortes contra os militares birmaneses que estão no poder desde o golpe de Estado de 2021, que depôs o governo anterior.

Dezenove estudantes, inocentes, com idades entre 15 e 21 anos, perderam a vida, e outros 22 ficaram feridos, segundo o AA, que detém o controle de grandes áreas no estado de Rakhine.

O grupo armado responsabiliza a junta militar pelo ataque. Até o momento, os militares não responderam às acusações, conforme apurado pela AFP.

Conforme relatos do meio de comunicação local Myanmar Now, um avião da junta lançou duas bombas, cada uma com cerca de 227 kg, atingindo uma escola enquanto os estudantes dormiam.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) condenou o ataque como uma agressão cruel, que se soma à crescente onda de violência devastadora no estado de Rakhine, onde crianças e famílias estão pagando com suas vidas.

A AFP não conseguiu contatar testemunhas presentes em Kyauktaw devido às dificuldades nas conexões telefônicas e de internet na região.

Em agosto, a ONU informou que 57% das famílias na parte central do estado não conseguiam suprir suas necessidades alimentares básicas, um aumento preocupante em relação aos 33% registrados em dezembro. Essa situação é possivelmente ainda pior em outras áreas do país, que são menos acessíveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados