Mundo
Ataque de drones russos provoca incêndios e fere 21 pessoas na Ucrânia

Ofensiva também atingiu unidade de produção de Kharkiv um alvo frequente dos militares russos, localizada a cerca de 30 km da fronteira entre os países
As forças russas lançaram um ataque massivo de drones durante a noite na região de Kharkiv, na Ucrânia, ferindo 21 pessoas e danificando prédios residenciais e instalações de armazenamento, informaram serviços de emergência e autoridades nesta quinta-feira (27).
Os serviços de emergência disseram no aplicativo de mensagens Telegram que os ataques provocaram quatro incêndios na segunda maior cidade da Ucrânia e postaram fotos de bombeiros lutando contra as chamas ao lado de pilhas de escombros.
A força aérea ucraniana afirmou que abateu 42 dos 86 drones lançados pela Rússia durante o ataque. Outros 26 dispositivos não atingiram seus alvos, provavelmente devido ao sistema de defesa aéreo, completou.
O governador Oleh Syniehubov contou que o ataque danificou várias residências, um prédio de apartamentos, carros e uma unidade de produção na cidade, um alvo frequente dos militares russos, localizada a cerca de 30 km da fronteira.
Na cidade de Zolochiv, o ataque ateou fogo em itens domésticos e feriu oito pessoas, incluindo uma criança, continuou ele.
“Nenhum país deveria passar por isso”, exclamou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na quarta-feira (26). “E nesse contexto, falar sobre aliviar a pressão sobre a Rússia, suspender sanções e assim por diante é definitivamente inapropriado e inútil.”
Os Estados Unidos anunciaram acordos separados com a Ucrânia e a Rússia na terça-feira (25) para pausar os ataques no Mar Negro e contra os alvos energéticos um do outro, mas a retórica de Moscou e Kiev sugeriu que eles permaneceram distantes.
Um ataque de drone também provocou incêndios na cidade central de Dnipro, onde feriu três pessoas, declarou o governador regional Serhiy Lysak no Telegram.
O vídeo da Reuters da cena mostrou serviços de emergência lutando contra chamas e fornecendo ajuda a um morador ferido por cacos de vidro.
A ofensiva danificou mais de 10 prédios de apartamentos e 60 veículos, além de empresas e instalações culturais, acrescentou Lysak.
Os ataques noturnos também deixaram uma das comunidades da linha de frente na região de Zaporizhzhia sem energia e conectividade, relatou o governador regional Ivan Fedorov.
Ele não especificou o tipo de arma usada neste ataque ou os danos causados na comunidade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login