Mundo
Ataque deixa 200 mil casas sem energia em região ocupada da Ucrânia
Mais de 200 mil residências estão sem fornecimento de energia elétrica em diversas áreas do sul da Ucrânia sob controle russo, como resultado de um ataque das forças ucranianas, informaram neste domingo (18) as autoridades ali instaladas por Moscou.
Yevgueni Balitski, responsável pelas zonas ocupadas da região de Zaporizhzia, comunicou via Telegram: “Devido a um ataque inimigo contra as infraestruturas locais, grande parte da região de Zaporizhzia está sem eletricidade”.
Atualmente, cerca de 213 mil clientes e 386 comunidades na região de Zaporizhzia encontram-se sem energia elétrica.
Na região vizinha de Kherson, o governador nomeado por Moscou, Vladimir Saldo, relatou na noite anterior que um bombardeio ucraniano atingiu uma subestação elétrica, causando interrupções de energia em 14 cidades e 450 aldeias.
Mais tarde, ele informou que o fornecimento de energia foi restabelecido.
Nos últimos meses, a Rússia intensificou os ataques em massa contra a rede elétrica da Ucrânia, provocando extensos cortes de energia e aquecimento.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, decretou estado de emergência no setor elétrico e solicitou aumento na importação de eletricidade.
De acordo com a força aérea da Ucrânia, durante a noite, a Rússia lançou 211 drones, sendo que 167 foram abateram. Houve duas mortes, conforme informado por Zelensky.
Por sua vez, o Ministério da Defesa russo declarou ter derrubado 63 drones ucranianos durante a noite, ataque que resultou em vários feridos, segundo as autoridades locais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login