Mundo
Ataque dos EUA contra lancha suspeita no Pacífico deixa dois mortos
O Exército dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (5) a morte de dois indivíduos suspeitos de narcotráfico em um ataque a uma embarcação no Oceano Pacífico. Este episódio faz parte de uma série de operações de Washington que já resultaram em pelo menos 128 óbitos desde setembro.
Segundo o Comando Sul dos Estados Unidos, a embarcação estava navegando por rotas conhecidas do narcotráfico no Pacífico Leste e estava envolvida em atividades ilegais relacionadas às drogas. A nota oficial ressaltou que “nenhum membro das Forças Armadas americanas foi ferido” durante a ação.
Desde setembro, o Exército americano tem realizado várias operações semelhantes contra embarcações que, segundo eles, são usadas para o contrabando de drogas para os Estados Unidos. Washington afirma estar em combate contra grupos que classificam como “narcoterroristas” atuando a partir da Venezuela.
No entanto, o governo dos Estados Unidos ainda não apresentou provas concretas que liguem definitivamente as embarcações ao tráfico de drogas, gerando debates sobre a legitimidade dessas operações, que foram ampliadas do Caribe para o Pacífico.
No final de janeiro, outra operação similar foi realizada no Pacífico Leste, resultando na morte de dois suspeitos. Recentemente, familiares de dois cidadãos de Trinidad e Tobago que morreram no ano passado em um ataque das forças americanas moveram uma ação judicial contra o governo dos EUA, alegando negligência nas mortes.
Este caso é o primeiro desse tipo contra o governo do ex-presidente Donald Trump, decorrente dos ataques com mísseis realizados na região do Caribe e no Pacífico.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login