Conecte Conosco

Mundo

Ataque israelense mata seis no Iêmen, dizem rebeldes huthis

Publicado

em

Um ataque aéreo realizado por Israel resultou em seis mortes e deixou 86 feridos na capital do Iêmen, Sanaa, conforme informado pelos rebeldes huthis. Essa ação ocorreu uma semana após um incidente similar no contexto do conflito na Faixa de Gaza.

Desde 2014, o Iêmen está em guerra, com os huthis controlando grandes regiões do país e integrando um grupo alinhado com o Irã, junto a outras organizações opositoras a Israel na região, como o Hezbollah no Líbano e o Hamas, movimento islâmico palestino.

A AFP capturou imagens mostrando uma grande coluna de fumaça preta sobre Sanaa. A emissora Al-Masirah, vinculada aos rebeldes, classificou a ação como uma “agressão israelense contra Sanaa”, relatando que os ataques atingiram um posto de gasolina em uma rua movimentada e uma central de energia no sul da cidade, local já atingido por bombardeios na semana anterior.

A agência de notícias Saba, ligada aos insurgentes, confirmou o número de vítimas e informou que entre os 86 feridos, 21 estão em estado grave.

Segundo uma fonte das forças de segurança dos huthis, um dos alvos foi o edifício da Segurança Municipal no centro da capital.

O exército israelense declarou ter atacado instalações militares dos huthis em Sanaa, incluindo áreas próximas ao palácio presidencial, centrais elétricas e um depósito de combustível, ressaltando que essas infraestruturas são usadas para fins militares pelos insurgentes.

Em comunicado, o exército explicou que as operações foram respostas a ataques recentes realizados pelos huthis contra Israel, que envolveram lançamentos de mísseis e drones sobre território israelense.

O Ministério da Defesa de Israel divulgou uma imagem mostrando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Israel Katz acompanhando a missão militar em uma sala de comando.

Rebeldes ameaçam Israel

Na sexta-feira à noite, os huthis dispararam um míssil em direção a Israel, a aproximadamente 1.800 quilômetros de distância, mas este provavelmente se desfez no ar, segundo as autoridades israelenses.

Os insurgentes iemenitas têm lançado ataques com mísseis e drones desde o início do conflito em Gaza, iniciado pelo ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, demonstrando solidariedade aos palestinos.

Israel tem interceptado a maioria dessas ofensivas e retaliado com bombardeios a locais controlados pelos rebeldes no Iêmen, incluindo portos e o aeroporto de Sanaa.

O ministro da Defesa de Israel advertiu que os huthis enfrentarão consequências severas por cada tentativa de agressão contra o país.

Em 17 de agosto, o exército israelense atingiu uma instalação elétrica na capital iemenita. A emissora Al-Masirah reportou que o alvo foi a usina de Haziz, sob controle dos insurgentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados