Notícias Recentes
Ataques a ônibus em São Paulo deixam mulher ferida e suspeito detido

A cidade de São Paulo amanheceu neste sábado (5/7) com mais três ônibus danificados em uma sequência de vandalismo que já soma 260 casos, conforme informou a SPTrans. Em Pirituba, na zona norte, uma mulher ficou ferida, e o suspeito do ataque foi preso.
Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito foi detido após lançar uma pedra contra um ônibus na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, às 6h54. Ele foi encaminhado ao 87º Distrito Policial (Vila Pereira Barreto), onde o registro da ocorrência foi feito. Não há atualizações sobre o estado de saúde da vítima.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, desde 12 de junho, as empresas responsáveis pelo transporte público relataram 260 ônibus do sistema municipal sendo vandalizados, incluindo os três ataques desta madrugada e manhã. “Os incidentes ocorreram em várias regiões da cidade”, afirmou a administração, sem detalhar os pontos e linhas afetados.
A SPTrans reforça a recomendação para que as concessionárias informem imediatamente a Central de Operações e registrem os casos junto às autoridades policiais. A empresa deve remover o veículo danificado para manutenção e substituí-lo por outro do reserva técnica para garantir a continuidade do serviço aos usuários. Caso contrário, a empresa sofre penalidades pela viagem não realizada.
Motivação dos ataques
Ronaldo Sayeg, diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, apontou que a série de ataques a ônibus na capital, cidades metropolitanas e litorânea pode estar relacionada a desafios promovidos na internet.
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), já havia levantado essa hipótese ao comentar os incidentes no litoral.
Segundo o delegado do Deic, Fernando Santiago, 60% dos ataques na capital ocorrem na zona sul.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) comunicou que, entre junho e julho (até 2/7), foram registrados 223 casos de vandalismo em ônibus das linhas intermunicipais da região metropolitana.
A cidade de Cotia teve 30 ataques somente no último mês. Na última sexta-feira (4/7), foram vandalizados seis ônibus e um adolescente foi apreendido.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login