Mundo
Ataques ao Irã causam mais de 200 mortos e centenas de feridos
A ação militar realizada pelos Estados Unidos e Israel contra o Irã, iniciada no sábado (28), provocou a morte de pelo menos 201 pessoas e feriu 747.
Essa informação foi divulgada por um porta-voz da Sociedade Crescente Vermelho, uma entidade civil humanitária, e noticiada por veículos de imprensa como a Al Jazeera.
Segundo a Crescente Vermelho, 24 das 31 províncias do Irã foram alvos dos ataques. Províncias são divisões administrativas semelhantes aos estados brasileiros.
De acordo com a Agência de Notícias da República Islâmica (Irna), um dos ataques atingiu uma escola feminina em Minab, no sul do Irã, resultando em pelo menos 85 estudantes mortas e 60 feridas. Cerca de 50 pessoas permanecem soterradas sob os escombros.
Ofensiva e reações
Os ataques dos EUA e Israel ocorreram apenas dois dias após uma rodada de negociações entre as duas nações sobre o programa nuclear iraniano. O Irã afirma que sua tecnologia nuclear é para fins pacíficos, contudo os Estados Unidos e alguns de seus aliados, especialmente Israel, rejeitam o progresso nuclear do país.
Vários países, incluindo o Brasil, condenaram a ação militar realizada no sábado. A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou a interrupção imediata dos combates na região.
Ao justificar as ofensivas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que estava protegendo os interesses americanos.
Em resposta, o Irã atacou nações vizinhas que abrigam bases militares dos EUA. Conforme declarou o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Hamid Ghanbari, o país tem o direito legítimo de se proteger contra agressões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login