Mundo
Ataques russos causam quedas de energia em toda a Ucrânia

Os ataques da Rússia às instalações energéticas da Ucrânia resultaram em interrupções emergenciais no fornecimento de eletricidade em grande parte do país nesta quarta-feira (15), conforme informou o operador da rede elétrica.
Na noite de terça-feira, essas interrupções já atingiam oito das 24 regiões administrativas (oblasts) ucranianas, e na quarta-feira a situação se agravou.
“Devido à complexa situação no sistema energético ucraniano, cortes emergenciais de eletricidade foram aplicados em todas as regiões”, com exceção da região de Donetsk (leste), onde os combates são mais intensos, anunciou o operador Ukrenergo no Telegram.
“A equipe está realizando reparos urgentes em todas as áreas atingidas pelos bombardeios”, complementou o operador da rede de alta tensão, solicitando que a população utilize a eletricidade disponível de forma consciente.
Por sua vez, a empresa privada DTEK, responsável pela geração e distribuição de energia, também comunicou cortes em diversos oblasts, incluindo Lviv (oeste), Odessa (sul) e na capital, Kiev, além da região metropolitana.
Nas últimas semanas, a Rússia intensificou os ataques às infraestruturas energéticas e à malha ferroviária da Ucrânia, em uma tentativa evidente de prejudicar o país durante o inverno, levantando temores de uma campanha que pode deixar milhões de ucranianos sem luz e aquecimento.
Só na semana passada, já haviam ocorrido interrupções de energia em todo o território ucraniano, afetando partes da capital por várias horas.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou que Moscou busca “provocar desordem” entre a população com esses bombardeios, que também tiveram impactos no setor de gás do país.
Simultaneamente, a Ucrânia tem retaliado com ataques de drones contra refinarias e oleodutos russos, estratégia que elevou os preços dos combustíveis na Rússia desde o verão.
Recentemente, o Exército ucraniano atacou uma usina elétrica na região russa de Belgorod, próxima à fronteira, causando também interrupções no fornecimento local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login