Economia
Atitude Pernambuco comemora início das obras para melhorar tráfego na BR-101
A Associação Atitude Pernambuco celebra o lançamento do edital para a licitação que visa eliminar o ponto crítico de trânsito conhecido como gargalo da Vitarella, situado na BR-101 Sul, entre os quilômetros 82,1 e 84,0. O edital foi publicado nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União pelo Ministério dos Transportes.
Diariamente, cerca de 45 mil veículos passam por esse trecho, considerado um dos mais congestionados da Região Metropolitana do Recife.
O projeto prevê um investimento aproximado de R$ 19,7 milhões, com um prazo de execução de até um ano. As propostas para a licitação serão abertas em 18 de março de 2026, às 15h. Halim Nagem, presidente do Atitude Pernambuco, ressaltou a importância dessa etapa, destacando que a entidade e empresários locais participaram ativamente do custeio do projeto técnico da obra, entregue oficialmente ao Governo do Estado em dezembro de 2024.
O principal objetivo da intervenção é acabar com os frequentes congestionamentos em ambos os sentidos da via, beneficiando motoristas que trafegam de Jaboatão dos Guararapes pela Estrada da Batalha rumo à BR-101, assim como quem se dirige do Cabo de Santo Agostinho para Jaboatão.
Além disso, essa via é o principal corredor entre o Recife e o Complexo Industrial e Portuário de Suape, servindo também como rota estratégica para o litoral sul do estado.
“Estamos muito satisfeitos de ver este projeto avançando para a fase final. Agradecemos a parceria do DNIT, o diálogo com o senador Fernando Dueire e o ministro dos Transportes, Renan Filho, além, é claro, da governadora Raquel Lyra, que apoiou esta iniciativa”, afirmou Halim Nagem.
Sobre a Associação Atitude Pernambuco
Com sete anos de atuação, a Associação Atitude Pernambuco é formada por empresários e executivos pernambucanos que voluntariamente aplicam seus conhecimentos e habilidades em gestão para realizar ações e projetos que promovem o desenvolvimento do estado e o bem-estar da população. A entidade é apartidária, sem fins lucrativos e trabalha de modo cooperativo, mas independente em relação ao governo e à sociedade civil organizada.
Dentre as áreas de atuação do Atitude Pernambuco estão a melhoria da BR-101 Sul no trecho do viaduto da Vitarella, o Arco Metropolitano, a ferrovia Transnordestina, a Escola de Sargentos, e um projeto piloto para ensino profissional a jovens que não estudam nem trabalham, conhecidos como “nem-nem”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login