Economia
Atividade industrial permanece estável de junho para julho, diz CNI

Os indicadores da atividade industrial monitorados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostraram pouca variação na transição de junho para julho, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 9. A única mudança um pouco mais notável foi no nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que diminuiu 0,4 ponto percentual, passando de 78,6% para 78,2%, conforme série com ajuste sazonal.
“Desde abril de 2024, quando a UCI atingiu 79,7%, o indicador tem apresentado uma suave tendência de declínio”, destaca a CNI em nota oficial.
Os demais indicadores mantiveram-se próximos da estabilidade. O faturamento real da indústria subiu 0,4% na margem. As horas trabalhadas na produção aumentaram 0,1%. O emprego teve um leve crescimento de 0,2%, permanecendo praticamente estável pelo terceiro mês consecutivo.
A massa salarial real apresentou uma redução de 0,1% na margem, e o rendimento médio real recuou 0,3%.
Desempenho anual
Na comparação de julho de 2025 com julho de 2024, o faturamento real da indústria apresentou queda de 1,3%. A massa salarial real diminuiu 0,2%, e o rendimento médio real caiu 2,1%. Por outro lado, as horas trabalhadas na produção cresceram 0,5%, e o índice de emprego aumentou 1,9%.
Considerando o período acumulado de janeiro a julho de 2025 em relação ao mesmo intervalo de 2024, houve uma queda de 1,9% na massa salarial real e redução de 2,1% no rendimento médio real. Em contrapartida, o faturamento real cresceu 5,1%; as horas trabalhadas na produção, 2,5%; e o emprego, 2,3%.
“Esses dados indicam que a atividade industrial, apesar de desacelerar, ainda permanece em um nível elevado quando comparada com o ano anterior”, comenta a CNI.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login