Conecte Conosco

Centro-Oeste

Ativista denuncia ausência de resposta do Itamaraty após ataque a barco para Gaza

Publicado

em

Ativistas manifestaram críticas à falta de posicionamento do governo brasileiro diante do ataque realizado por drone contra um barco da flotilha humanitária que seguia para Gaza. O incidente ocorreu à noite na Tunísia, quando a embarcação foi incendiada. O ativista Thiago Ávila, natural de Brasília, está entre os participantes da missão da Global Sumud Flotilla (GSF), que apoia a causa palestina. Felizmente, ninguém se feriu.

A vereadora Mariana Conti (PSol-Campinas), que também faz parte da missão, expressou sua insatisfação com o silêncio do Itamaraty frente ao ataque. Segundo ela, a flotilha navega por águas internacionais levando ajuda humanitária, e o ataque é ilegal e imoral. Embora a autoria do ataque seja desconhecida, os ativistas suspeitam do governo israelense, que, segundo eles, não tem direito de impedir a entrada de ajuda humanitária.

O grupo permanece firme na missão e planeja realizar uma marcha global em 13 de setembro em apoio à população de Gaza, incluindo a criação de um corredor humanitário para auxílio local. Na embarcação atacada estavam seis pessoas, e, conforme relatou Thiago Ávila, um milagre impediu fatalidades. Ele reforçou que a ação continuará apesar dos riscos, destacando que o foco principal é o sofrimento do povo palestino.

Em coletiva na Tunísia, Thiago Ávila agradeceu o apoio do governo e população tunisianos, lembrando que esta é a 38ª vez que um barco com ativistas sofre interceptação e ataques. Também salientou que esta não é sua primeira tentativa em missão humanitária para Gaza, pois anteriormente foi impedido por Israel. Ele criticou as tentativas de silenciar o movimento e enfatizou a urgência de mobilização global em prol da ajuda humanitária.

O ataque ao barco foi registrado por câmeras de segurança da embarcação Family Boat, que mostrou o momento em que o drone atingiu a flotilha. O barco, que ostentava uma bandeira de Portugal, tinha seis tripulantes e o fogo foi rapidamente controlado, sem feridos. A embarcação partiu de Barcelona, Espanha, em 31 de agosto, com o objetivo de estabelecer um corredor humanitário para a Palestina. A flotilha conta com 80 barcos de 44 países.

Quem é Thiago Ávila

Thiago Ávila, de 38 anos e natural de Brasília, integra a Coalizão Flotilha da Liberdade, que se dedica a levar ajuda humanitária à Palestina. Ativista desde 2005, já esteve no Líbano mostrando os efeitos dos ataques israelenses e utiliza as redes sociais para relatar sua atuação e a realidade de zonas de conflito. Em 2024, esteve presente no velório do líder do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah, e participou de conferência internacional em Teerã, prestando condolências pelo falecimento do então presidente do Irã, Ebrahim Raisi.

Resposta oficial

O Metrópoles buscou contato tanto com o Itamaraty quanto com a embaixada de Israel no Brasil para comentar sobre o incidente, sem que tenha havido resposta até o momento. A situação permanece com espaço aberto para posicionamentos oficiais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados