Centro-Oeste
Ativista do Distrito Federal registra vídeo após ataque de drone a barco rumo a Gaza

Thiago Ávila, ativista do Distrito Federal que apoia a causa Palestina, gravou um vídeo na segunda-feira (8/9) após um ataque de drone a um barco que seguia para Gaza. A embarcação integra uma frota que transporta ajuda humanitária para Gaza e conta com a participação do ativista e da sueca Greta Thunberg.
Durante a vigília noturna, testemunhas viram um drone se aproximar e soltar um dispositivo explosivo na proa da embarcação. Segundo Thiago, o barco estava ancorado a cerca de 150 metros do porto em Túnis, capital da Tunísia.
Ele relatou ainda que o fogo que se iniciou foi controlado em aproximadamente cinco minutos e que todos os tripulantes estão em segurança.
Ataque do drone
Uma câmera de segurança a bordo do Family Boat registrou o momento em que o barco da Global Sumud Flotilla (GSF) sofreu o ataque do drone. A embarcação, que exibia a bandeira de Portugal, tinha seis tripulantes naquele momento. Apesar do incidente, não houve feridos e o incêndio foi rapidamente apagado.
A esposa do ativista, Lara Souza, informou ao Metrópoles que falou rapidamente com Thiago e confirmou que ele está bem. Ela disse não saber detalhes da tripulação, apenas que todos estão seguros.
A Global Sumud Flotilla (GSF), organização responsável pelo Family Boat, confirmou o ocorrido e destacou que o barco estava retornando de Gaza e passava pela Tunísia quando foi atacado.
O vídeo registrado mostra a explosão no barco em alto mar, com o narrador comentando o ocorrido e informando que presenciou o ataque enquanto dormia.
Os tripulantes permanecem a salvo e ainda não foi identificada a origem do ataque.
Contexto da missão
O barco saiu de Barcelona, na Espanha, em 31 de agosto com destino a Gaza. A iniciativa busca estabelecer um corredor para a entrega de ajuda humanitária à Palestina. Cerca de 80 embarcações de 44 países participam desta ação.
Esta é a segunda viagem de Thiago Ávila para Gaza. Em junho, ele esteve no barco Madleen junto a outros 11 ativistas internacionais, mas foram detidos pelo exército israelense e posteriormente deportados.
Sobre Thiago Ávila
Thiago Ávila, natural de Brasília e com 38 anos, é integrante da Coalizão Flotilha da Liberdade, grupo que visa levar ajuda humanitária à Palestina. Desde 2005, dedica-se ao ativismo, tendo atuado em várias regiões afetadas por conflitos, como o Líbano, onde mostrou os efeitos dos ataques de Israel em fevereiro deste ano.
Thiago usa as redes sociais para compartilhar relatos sobre os projetos em que participa, mostrando a realidade de áreas em situação de guerra.
Em 2024, participou do velório do líder do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah, além de estar presente em uma conferência internacional em Teerã, onde prestou condolências pelo falecimento do presidente Ebrahim Raisi.
Naquele ano, voltou a embarcar em uma missão para Gaza com outros ativistas para levar assistência humanitária, mas a missão não foi concluída devido a circunstâncias adversas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login