Conecte Conosco

Centro-Oeste

Ativistas Ávila e Greta sofrem ataque em barco na Tunísia

Publicado

em

O barco do brasiliense pró-Palestina Thiago Ávila, 39, e da sueca Greta Thunberg, 22, junto a outros ativistas, foi atingido por um drone nesta segunda-feira (8/9) na Tunísia. Esta embarcação faz parte de uma frota que navega em direção à Faixa de Gaza com a finalidade de abrir um corredor humanitário para oferecer apoio ao povo palestino.

O grupo iniciou a jornada em Barcelona, Espanha, no dia 31 de agosto, com destino a Gaza. No total, são 80 barcos de 44 países envolvidos nesta nova tentativa de levar ajuda à região.

Essa é a segunda viagem de Ávila rumo a Gaza. Em junho deste ano, ele já havia embarcado no barco Madleen acompanhado por outros 11 ativistas internacionais. No entanto, o grupo foi detido pelo exército israelense, que os prendeu e posteriormente deportou para seus países de origem.

A explosão registrada na embarcação em que seguia o ativista brasiliense pró-Palestina Thiago Ávila foi capturada por câmeras e por pessoas que filmavam o barco. Ávila comentou: “Cinco meses atrás senti o mesmo cheiro, quando atacaram o Conscience”.

Durante a vigília noturna, testemunhas avistaram um drone se aproximando e lançando um artefato explosivo na proa da embarcação, próximo a um conjunto de coletes salva-vidas, conforme relatou Thiago.

O barco exibia a bandeira de Portugal e contava com seis tripulantes no momento do ataque. Felizmente, ninguém ficou ferido e o incêndio foi rapidamente controlado.

Em entrevista ao Metrópoles, a esposa de Thiago, Lara Souza, relatou que conseguiu falar rapidamente com ele e que ele está bem. “Ainda não sei quem estava a bordo, só recebi a notícia de que todos estão bem”, disse.

A coalizão responsável pelo barco, Global Sumud Flotilla (GSF), confirmou o ocorrido em comunicado, informando que a embarcação foi atingida enquanto voltava de Gaza, próximo à Tunísia.

Thiago Ávila, de 38 anos, integra a Coalizão Flotilha da Liberdade, que busca fornecer ajuda humanitária à Palestina. Ele iniciou seu ativismo em 2005 e já esteve no Líbano mostrando os impactos dos ataques israelenses na região.

Em 2024, o ativista participou do velório do líder do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah, e de uma conferência em Teerã, capital do Irã, onde expressou condolências pelo falecimento do presidente Ebrahim Raisi. No mesmo ano, Ávila viajou com outros ativistas para Gaza numa missão humanitária que também não pôde ser concluída devido a interferências.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados