Mundo
Ativistas bloqueiam avenida e banco na Noruega em protesto pelo clima

Greta Thunberg e mais de cem defensores do meio ambiente realizaram uma manifestação na principal avenida de Oslo, além de bloquearem uma agência bancária nesta quinta-feira (21), exigindo o encerramento da indústria petrolífera na Noruega, conforme informações da polícia e dos organizadores.
O ato aconteceu logo após uma paralisação de 36 horas promovida pelo grupo na maior refinaria petrolífera do país, localizada na costa sudoeste.
Segundo Anders Aas, chefe das operações policiais em Oslo, “mais de cem ativistas estão em frente à sede do banco DNB, na avenida Karl Johan”.
A ação foi coordenada pelo movimento Extinction Rebellion.
De acordo com o comunicado da organização Reclaim the Future, que também participou do evento, o banco DNB é o maior financiador da expansão do setor de combustíveis fósseis na região escandinava.
Os manifestantes utilizaram faixas, entoaram cânticos e proferiram discursos pedindo o fim gradual das atividades petrolíferas e de gás no país.
A Noruega é a maior produtora de petróleo e gás da Europa Ocidental.
A empresa Equinor, que detém a maior parte da refinaria de Mongstad, anunciou a intenção de manter sua produção diária de petróleo estável em 1,2 milhão de barris e uma produção anual de 40 bilhões de metros cúbicos de gás até o ano de 2035.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login