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Economia

AtlasIntel: brasileiro vê maior alta de preço em supermercado e combustível

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Pesquisa entrevistou 4.659 brasileiros por meios digitais entre 20 e 24 de março; margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos

 

Da CNN

pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (1º) mostra que os brasileiros observam os maiores avanços de preços nos últimos meses em itens de supermercados e combustíveis.

Os números são de pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (1°). O levantamento foi realizado com 4.659 brasileiros entrevistados por meios digitais entre 20 e 24 de março.

O levantamento pediu que os entrevistados indicassem até três setores em que notaram os maiores avanços nos preços. Supermercados foi mencionados quase pela totalidade dos consultados; combustíveis, quase metade deles.

Confira:

  • Supermercado: 95,8%
  • Combustíveis: 48,1%
  • Energia elétrica e gás: 33,6%
  • Alimentação fora de casa (restaurante e bares): 29,8%
  • Saúde e medicamentos (27,6%)
  • Aluguel e moradia (15%)
  • Vestuário: 5,5%
  • Transporte público: 2,4%
  • Educação: 0,5%

Percepção sobre renda e preços

A sondagem mostra ainda que 75% dos brasileiros acreditam que sua renda não acompanha o aumento dos preços; outros 25% acham que sim, acompanham.

O levantamento também observou as causas do aumento dos preços na perspectiva da população. Apareceram à frente entre as razões “a política econômica falha do governo” e “especulação de empresas e varejistas para maximizar lucros”.

Veja:

  • A política econômica falha do governo: 56,9%
  • Especulação de empresas e varejistas para maximizar lucros: 26,4%
  • Dinâmicas normais de mercado (oferta e demanda de curto prazo): 6,6%
  • Eventos climáticos (secas, enchentes, etc.): 5,2%
  • Valorização do dólar americano: 2,1%
  • Problemas no fluxo de comércio internacional: 1,9%
  • Outro fator: 0,9%

 

 

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