Centro-Oeste
Auditores iniciam conflito comigo, afirma secretário sob investigação do MP

Comentando sobre a investigação instaurada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra si, o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), Zeno Gonçalves, declara estar sendo alvo de perseguição por parte de auditores da Semob.
Zeno Gonçalves está sendo investigado por possível favorecimento a empresas de ônibus no Distrito Federal. A instauração da investigação foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira, dia 30 de setembro.
Ao Metrópoles, o secretário explicou que a investigação teve início a partir de uma denúncia anônima registrada na Ouvidoria do MPDFT, que aponta atuação inadequada de auditores da Semob. Segundo Zeno Gonçalves, fiscais do órgão estariam impedindo a circulação de ônibus devido a pequenas irregularidades encontradas, e, ao perceber o risco de escassez de veículos em circulação, ele interveio autorizando que os coletivos continuassem a operar.
“Esses auditores interditaram os ônibus alegando problemas como campainha defeituosa e bancos danificados, entre outras pequenas falhas. Naquela época, nosso terminal de vistoria funcionava somente pela manhã, e forçar a vistoria de todos esses ônibus paralisa o transporte público”, explicou o secretário.
“Diante dessa situação, precisei tomar algumas providências. Por exemplo, permiti que as empresas realizassem os reparos nos veículos e emitisse uma autodeclaração de que o ônibus estava apto a circular, com um prazo de 10 dias para apresentar o veículo na vistoria. Essa decisão causou a animosidade dos auditores contra mim”, afirmou Zeno Gonçalves.
O secretário também anunciou que vai instaurar uma apuração interna na Semob para investigar a conduta dos auditores envolvidos.
A reportagem procurou o MPDFT para obter um posicionamento sobre a investigação e as explicações dadas pelo secretário de Transporte, porém, até a última atualização, não havia sido divulgado nenhum parecer.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login