Conecte Conosco

Mundo

Aumento alarmante do antissemitismo na Espanha, alerta Federação Judaica

Publicado

em

A Federação de Comunidades Judaicas da Espanha (FCJE) alertou nesta sexta-feira (19) sobre um crescimento preocupante dos atos antissemitas no país, poucos dias após criticar os protestos a favor da Palestina que interromperam a etapa final da Volta, uma tradicional competição de ciclismo.

“Nossos lares e comemorações estarão marcados por uma profunda tristeza devido aos graves incidentes de antissemitismo que enfrentamos: insultos, perseguições, exigências, acusações e demonstrações de ódio simplesmente por sermos judeus”, declarou a entidade em nota oficial.

A FCJE, que estima uma população judaica de aproximadamente 70 mil pessoas na Espanha, já havia condenado os incidentes violentos promovidos por grupos pró-Palestina durante o tumultuado encerramento da Volta, que precisou ser suspenso em Madri no último domingo.

Segundo a Federação, tais manifestações agressivas alimentam o ódio e contribuem para o expressivo crescimento do antissemitismo no país.

Em uma nação onde a causa palestina possui amplo apoio popular, o presidente do governo, Pedro Sánchez, declarou recentemente sua “admiração” pelos manifestantes pró-Palestina.

Pedro Sánchez — líder de um governo de coalizão de esquerda — tem o apoio à causa palestina como um dos principais pilares de sua política externa, reconhecendo oficialmente o Estado palestino em maio de 2024.

Dados do Ministério do Interior, referentes a julho de 2025, indicam que os crimes e atos de ódio antissemitas cresceram 60,9% em 2024, passando de 23 para 37 ocorrências em comparação com 2023.

O relatório do Observatório contra o Antissemitismo, formado pela FCJE e pelo Movimento contra a Intolerância, apontou um aumento de 321% nos episódios antissemitas em 2024 frente a 2023, e de 567% em relação a 2022, representando o maior índice da história moderna da Espanha em um único ano.

Em maio de 2024, a FCJE informou que desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que originou o conflito em Gaza, a comunidade judaica espanhola tem sido alvo crescente de agressões, insultos, ameaças e intimidações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados