Economia
Aumento da incerteza econômica em janeiro devido a Venezuela, tarifas e Groenlândia, diz FGV
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou uma alta de 12,6 pontos em janeiro, atingindo 117,1 pontos, o maior patamar desde abril de 2025. A média móvel trimestral do indicador também subiu 2,7 pontos, chegando a 109,7 pontos.
Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, comenta que o aumento da incerteza econômica está ligado ao agravamento das tensões geopolíticas e econômicas globais. Uma análise das notícias revela que um fator principal para esse cenário foi a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela.
Além disso, políticas tarifárias unilaterais adotadas pelos EUA e o aumento das disputas diplomáticas envolvendo a Groenlândia e líderes europeus contribuíram para criar um ambiente global de maior instabilidade no final do mês.
Anna Carolina Gouveia destaca que esses elementos elevaram significativamente a incerteza global, refletida no componente de Mídia do IIE-Br, que alcançou o nível mais alto desde 2021. As dificuldades relacionadas ao Banco Master também tiveram impacto no aumento da incerteza fiscal no Brasil. Entretanto, o componente de Expectativas, que representa a dispersão nas projeções econômicas, registrou uma queda pelo quarto mês consecutivo, sinalizando menor incerteza sobre as previsões para os próximos 12 meses. A economista prevê que o grau de incerteza continuará elevado nos meses seguintes, dependendo do desenrolar das tensões internacionais e das eleições presidenciais brasileiras.
Detalhes dos componentes do indicador
O componente Mídia do IIE-Br subiu 14,7 pontos, alcançando 122,5 pontos, o maior nível desde novembro de 2021, representando praticamente todo o aumento de 12,8 pontos no indicador global.
Já o componente Expectativas, que avalia a variação nas previsões feitas por especialistas sobre variáveis macroeconômicas, caiu 0,8 ponto, marcando sua quinta queda consecutiva, chegando a 88,4 pontos e reduzindo o indicador geral em 0,2 ponto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login