Mundo
Aumento preocupante da violência doméstica na Alemanha em 2024
A violência doméstica atingiu níveis alarmantes em 2024 na Alemanha, com um crescimento constante de crimes contra mulheres e meninas, conforme divulgado pelas autoridades nesta sexta-feira (21).
O país mais populoso da União Europeia contabilizou aproximadamente 266.000 vítimas de violência doméstica no último ano, representando um aumento de 3,8% em comparação a 2023, um recorde segundo dados da polícia criminal (BKA).
Este número mostra um crescimento de 17,8% nos últimos cinco anos.
Em 2024, as agressões domésticas resultaram em 286 óbitos, sendo 191 mulheres e 95 homens.
As violências dentro da família, envolvendo pais, filhos ou outros parentes, tiveram um aumento ainda maior, de 7,3%, em comparação à violência conjugal, que cresceu 1,9%, afetando principalmente crianças entre 6 e 14 anos.
Apesar do aumento da violência contra homens e crianças, as mulheres continuam sendo as principais vítimas, correspondendo a cerca de 70% dos casos registrados.
Karine Prien, ministra da Família, afirmou em coletiva que “na Alemanha, 15 mulheres são vítimas de violência doméstica a cada hora”, caracterizando os números como “dramáticos”.
Fatores como o aumento da criminalidade, desemprego e falta de moradias podem contribuir para o crescimento dos casos reportados, segundo o BKA. Também é considerado o avanço na disposição das vítimas em fazer denúncias.
No entanto, somente 5% dos casos são oficialmente relatados. O medo, vergonha e dependência do agressor são apontados como razões para a subnotificação, de acordo com uma investigação conduzida pelo BKA e pelos Ministérios da Família e do Interior.
Recentemente, o governo aprovou uma legislação para estender o uso de tornozeleiras eletrônicas para autores de violência doméstica, inspirando-se no modelo adotado na Espanha.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login