Conecte Conosco

Mundo

Austrália declara emergência por incêndios florestais

Publicado

em

As autoridades australianas declararam neste sábado (10, data local) uma situação de emergência após os incêndios florestais que devastam o sudeste do país destruírem residências e consumirem vastas áreas de mata.

Um intenso calor, com temperaturas ultrapassando 40°C, impactou milhões de pessoas no estado de Victoria durante esta semana, acompanhado por ventos quentes que intensificaram alguns dos focos mais graves desde os incêndios do chamado “Verão Negro” em 2019.

Um dos incêndios mais severos recentemente destruiu quase 150 mil hectares próximo a Longwood, uma área de floresta nativa.

As equipes de bombeiros iniciaram a avaliação dos prejuízos, e os relatórios preliminares indicam que pelo menos 20 casas foram consumidas pelo fogo na pequena comunidade de Ruffy, localizada a cerca de duas horas de carro da capital estadual, Melbourne.

A primeira-ministra de Victoria, Jacinta Allan, decretou o estado de emergência, conferindo aos bombeiros autoridade para ordenar evacuações de emergência.

“O principal objetivo é proteger a vida dos moradores”, afirmou. “Isso manda uma mensagem clara: se for solicitado que você evacue, faça isso.”

Três pessoas, incluindo uma criança, continuam desaparecidas em uma das regiões mais afetadas do estado.

Embora as condições tenham melhorado na manhã deste sábado, mais de 30 incêndios florestais permanecem ativos.

Os incêndios mais graves ocorreram em áreas rurais com baixa densidade populacional, onde as pequenas comunidades possuem poucas centenas de habitantes.

Imagens captadas esta semana mostravam o céu noturno tingido de laranja devido às chamas que consumiam a floresta perto de Longwood.

“Chamas e brasas caíam por toda parte. Foi uma cena aterrorizante”, descreveu o pecuarista Scott Purcell à emissora australiana ABC.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados