Conecte Conosco

Mundo

Austrália envia refugiados para Nauru, ilha remota do Pacífico

Publicado

em

A Austrália iniciou a transferência de refugiados para Nauru, uma pequena nação insular localizada no Pacífico, de acordo com um acordo controverso estabelecido este ano, anunciou nesta terça-feira (28) o ministro australiano do Interior, Tony Burke.

Nauru confirmou na última sexta-feira que a primeira transferência foi realizada, segundo declarou Burke, sem informar o número exato de refugiados enviados. Os deslocados devem receber vistos de residência e terão liberdade para se estabelecer na ilha.

Cerca de 350 pessoas, algumas com antecedentes por crimes graves, incluindo tráfico de drogas e homicídio, poderão ser encaminhadas a Nauru após a Austrália ter dificuldades para relocá-las em outras regiões.

Esses indivíduos ficaram durante anos em centros de detenção australianos após a revogação de seus vistos, e o governo não conseguiu deportá-los para seus países de origem devido aos riscos enfrentados, como conflitos armados ou perseguições religiosas.

Em 2023, uma decisão do Supremo Tribunal determinou que manter os refugiados detidos por tempo indefinido era ilegal, pois não havia um local adequado para sua realocação.

O governo australiano optou por pagar a Nauru uma quantia significativa para reassentar os refugiados, conforme cláusulas de um acordo confidencial.

Em contrapartida, Nauru aceitou conceder vistos de longa duração aos refugiados, permitindo sua convivência livre entre os aproximadamente 12.500 habitantes locais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados