Conecte Conosco

Mundo

Austrália lamenta vítimas de ataque na Praia de Bondi

Publicado

em

Na quinta-feira (22), os australianos respeitaram um minuto de silêncio à luz de velas em homenagem às 15 pessoas que perderam a vida durante um atentado cometido por dois homens em uma festividade judaica na famosa Praia de Bondi, em Sydney.

Milhares de pessoas em todo o país pararam às 19h01 locais (5h01 em Brasília) para prestar homenagem às vítimas do ataque ocorrido em 14 de dezembro, o mais mortal registrado na Austrália nos últimos 30 anos.

Casas e estabelecimentos foram iluminados com velas colocadas em janelas e portas, enquanto sobreviventes, familiares e profissionais de emergência acenderam 15 velas em uma cerimônia realizada na Ópera de Sydney, acompanhada pela música Light Will Win (A Luz Vencerá).

O evento contou com um forte esquema de segurança, incluindo atiradores de elite posicionados estrategicamente em pontos elevados do edifício.

“Vocês vieram celebrar um festival de luz e liberdade, mas foram surpreendidos por violência e ódio”, declarou o primeiro-ministro Anthony Albanese, que participou da cerimônia usando um quipá.

“Sinto muito por não termos conseguido proteger seus entes queridos dessa tragédia”, acrescentou o premiê.

Dois homens, um pai e seu filho, foram responsabilizados por abrir fogo contra a multidão que comemorava o Hanukkah na praia. O pai, Sajid Akram, de 50 anos e nacionalidade indiana, foi morto pela polícia durante o ataque. Seu filho, Naveed, australiano de 24 anos, está sob custódia acusado de 15 homicídios e outros crimes.

Entre as vítimas estavam um sobrevivente do Holocausto de 87 anos, um casal que tentou enfrentar um dos atiradores e uma menina de 10 anos chamada Matilda, descrita em seu funeral como um “raio de sol”.

Socorristas trabalharam rapidamente para ajudar os feridos apesar dos riscos, enquanto estranhos se protegeram durante os disparos e um vendedor, Ahmed al-Ahmed, conseguiu desarmar um dos atacantes.

“Eles são verdadeiros heróis por agir mesmo diante do perigo”, comentou o educador David Barrett na Praia de Bondi.

Em resposta ao ataque, Anthony Albanese anunciou a criação de uma comissão de investigação de alto nível para apurar os fatos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados