Conecte Conosco

Mundo

Austrália vai agir contra nudez artificial e assédio digital

Publicado

em

A Austrália comunicou nesta terça-feira (2) que irá obrigar grandes empresas de tecnologia a impedir o uso de plataformas online que criam imagens falsas de nudez por meio de inteligência artificial (IA) ou que promovem o assédio digital.

O governo planeja colaborar com o setor para estabelecer novas regras contra estas tecnologias prejudiciais, conforme anunciado em nota oficial, embora ainda não tenha informado o prazo para implementação.

Anika Wells, ministra australiana das Comunicações, destacou: “Não podemos permitir aplicativos e tecnologias que tenham como único propósito abusar, envergonhar e prejudicar as pessoas, especialmente nossas crianças.”

Recentemente, o emprego de aplicativos como ‘Nudify’, que utilizam IA para produzir imagens falsas de nudez, aumentou consideravelmente, assim como os alertas sobre golpes de “sextorsão” que têm como alvo adolescentes.

O governo se compromete a adotar todas as medidas disponíveis para limitar o acesso a essas plataformas e responsabilizar as companhias de tecnologia pela sua contenção, afirmou Wells.

Um estudo recente da organização Save the Children mostrou que um em cada cinco jovens na Espanha já foi alvo de deepfakes, que são imagens falsas de nudez distribuídas sem permissão na internet.

A Austrália está entre os países líderes em esforços mundiais para mitigar os efeitos nocivos da internet, especialmente os voltados ao público infantil.

No mês de novembro, o país implementou legislações rigorosas que limitam o acesso de menores de 16 anos às redes sociais, configurando uma das políticas mais restritivas do mundo em plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e X.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados