Conecte Conosco

Notícias Recentes

Autor alerta que Trump tem atitudes mais autoritárias que Chávez

Publicado

em

Steven Levitsky, cientista político e professor da Universidade de Harvard, autor do livro “Como as democracias morrem”, comentou em Brasília que as instituições brasileiras reagiram de maneira mais eficaz à ameaça democrática representada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro do que as instituições dos Estados Unidos fizeram em relação ao então presidente Donald Trump.

Levitsky ressaltou que, apesar das imperfeições da democracia brasileira, a reação ao governo de Bolsonaro foi mais organizada e eficaz do que a reação dos Estados Unidos diante de Trump. Ele destacou que, diferentemente de Trump, Bolsonaro tem poucas chances de retornar à Presidência.

No discurso realizado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a convite do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Levitsky elogiou a atuação do STF na defesa da democracia, afirmando que a corte agiu corretamente ao se posicionar contra ameaças autoritárias. Contudo, ponderou que os membros do STF poderiam ser menos proeminentes, dada a falta de eleição direta desses magistrados.

Levitsky enfatizou que as democracias necessitam de instituições fortes para se protegerem, destacando que os Estados Unidos falharam em conter as tendências autoritárias do governo de Trump. Ele afirmou que a administração de Trump mostrou características autoritárias superiores inclusive às de líderes como Viktor Orbán, da Hungria, e Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela.

Como exemplos do autoritarismo de Trump, Levitsky mencionou a perseguição contra reitores de universidades renomadas e a pressão contra a imprensa, o que indicaria, na visão do professor, que atualmente há menos democracia nos Estados Unidos que no Brasil.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados