Conecte Conosco

Notícias Recentes

Aviso do presidente do consórcio sobre o uso dos palcos em festas por prefeitos

Publicado

em

Durante grandes comemorações, é comum observar prefeitos utilizando os palcos para autopromoção em vários municípios de Pernambuco. Essa prática tem gerado preocupação em Josafá Almeida, presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) e prefeito de São Caetano. Ele anunciou que vai emitir uma recomendação oficial aos prefeitos associados ao consórcio para orientar sobre os limites da exposição em eventos festivos.

Josafá expressou sua preocupação dizendo que essa autopromoção pessoal é inadequada, especialmente quando os prefeitos promovem não seus mandatos, mas candidatos ou familiares para as próximas eleições. “A festa deve ser feita com o povo e respeitando os recursos públicos”, afirmou em entrevista exclusiva. Ele ainda alertou que essa prática pode acarretar penalidades por parte dos órgãos de controle e até comprometer financiamentos provenientes do Governo Federal, Estadual ou do Ministério da Cultura.

Essa crítica vem em um momento em que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificou o prefeito de Gravatá, Padre Joselito, por uso excessivo dos palcos em eventos musicais. Além disso, Josafá discutiu os desafios enfrentados por São Caetano e outros municípios, especialmente diante do decreto de emergência declarado pelo Governo Estadual, apesar das recentes chuvas.

Segundo ele, o decreto é essencial para manter a operação carro-pipa do Governo Federal, que fornece água potável às comunidades rurais. Mesmo com muitos barreiros e barragens cheios, a vigência do decreto é condição para que o Exército continue o abastecimento, garantindo água onde não existe rede encanada.

Josafá também comentou que, apesar das chuvas benéficas para a agricultura, o município ainda não recebeu sementes do Governo Estadual. “Nós estamos arando a terra com recursos próprios e apoiando os agricultores através da Secretaria de Agricultura”, declarou.

Sobre a relação com a governadora Raquel Lyra, ele manifestou esperança de que os pedidos de apoio para a realização da Festa de Reis, no próximo agosto, sejam atendidos. “Não me sinto maltratado, apenas um pouco esquecido. Continuamos enviando ofícios e confiamos que teremos uma resposta”, finalizou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados