Conecte Conosco

Economia

Axia Energia foca no consumidor final, diz CEO

Publicado

em

A alteração do nome e da identidade visual da Eletrobras para Axia Energia, divulgada ao mercado na última quarta-feira, está relacionada às transformações do setor elétrico no Brasil. Segundo o CEO da empresa, Ivan Monteiro, as recentes regulamentações visam dar mais autonomia aos consumidores finais nos próximos anos.

Em maio, o governo lançou uma medida provisória que reformula as regras do setor, ampliando a tarifa social da conta de luz e permitindo que, a partir de 2028, todos os consumidores possam escolher seus fornecedores e as fontes de energia, em contraste com o modelo atual, onde a maioria depende da distribuidora local.

– A nova regulação fortalece o poder do consumidor para optar por seu fornecedor. A empresa escolhida será aquela que oferecer o melhor serviço e preço – explicou Monteiro, durante coletiva na nova sede da Axia Energia no centro do Rio de Janeiro. – Esta é a razão pela qual alteramos nossa marca.

Reestruturação e privatização

A mudança para Axia Energia simboliza os primeiros passos após a privatização da Eletrobras em 2022. Após a capitalização que transformou a companhia em uma corporation, a empresa implantou uma estrutura mais enxuta, revisou seus projetos e reduziu custos e pessoal.

A empresa também diminuiu o número de subsidiárias e vendeu termelétricas e sua participação na Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas Angra 1, Angra 2 e pela construção de Angra 3, além de acertar o controle de voto da União na companhia.

No processo de privatização, em 2022, Itaipu Binacional e Eletronuclear foram transferidas para a Empresa Nacional de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), uma nova estatal.

Já privatizada, a companhia vendeu suas termelétricas a gás para a Âmbar, braço energético do Grupo J&F dos irmãos Batista, em operações que totalizaram R$ 3,6 bilhões. Recentemente, vendeu também uma participação minoritária na Eletronuclear para o mesmo grupo, mantendo a presença acionária mesmo após a capitalização.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados