Conecte Conosco

Economia

Banco Central nota lentidão no crescimento do crédito em 12 meses

Publicado

em

Fernando Rocha, chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, informou nesta segunda-feira (28) que o crescimento dos saldos de crédito está desacelerando de forma generalizada nos dados acumulados em 12 meses divulgados pela instituição pela manhã.

“Uma coisa esclarece bem a outra”, afirmou em entrevista coletiva para comentar as estatísticas.

Além disso, o especialista explicou que a redução dos saldos em junho está relacionada ao desconto de duplicatas. Ele destacou que, em maio, houve uma expansão maior que o previsto nessa modalidade, possivelmente devido a contratações antecipadas pelo aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo Ministério da Fazenda.

“Agora, em junho, esse movimento já havia sido antecipado, então as contratações foram menores e o saldo diminuiu”, observou.

Crédito ampliado e dívida externa

Fernando Rocha também comentou que o crédito ampliado ao setor não-financeiro foi impulsionado pela emissão de títulos da dívida, que cresceu 2,9% em junho. Os empréstimos do sistema financeiro foram a segunda categoria com maior aumento, de 0,3%.

O chefe do departamento detalhou ainda que o saldo da dívida externa caiu 2,5%. Ele explicou que essas operações, especialmente empréstimos externos e emissão de títulos no exterior, são feitas em moeda estrangeira e, por isso, são impactadas pela valorização da moeda nacional, como ocorreu no mês passado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados