Economia
Banco do Nordeste financia expansão da indústria química em Igarassu
O Banco do Nordeste (BNB) firmou um acordo de financiamento de R$ 220 milhões com a Chlorum Solutions para ampliar e modernizar a unidade industrial localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
A planta, que conta com cerca de 160 funcionários diretos, produz cloro-álcalis destinado a abastecer empresas de tratamento de água e esgoto, além de indústrias da área.
O projeto contará também com investimento próprio de R$ 86 milhões da empresa e substituirá o método produtivo que utiliza mercúrio pela tecnologia de membrana, promovendo a eliminação dos riscos ambientais associados ao mercúrio.
A nova unidade está sendo construída simultaneamente à substituição da antiga, envolvendo obras civis e a instalação de equipamentos modernos, o que deverá gerar aproximadamente 250 postos de trabalho durante a construção.
A antiga planta que utiliza mercúrio será desativada antes do prazo estipulado pela Convenção de Minamata, seguida por um processo de limpeza ambiental na região.
Rodrigo Duque, diretor de Operações Norte e Nordeste da Chlorum Solutions, destacou: “Nossa unidade em Pernambuco será uma das mais modernas no país na produção de cloro, ingrediente essencial para diversas outras indústrias químicas. A atualização com a tecnologia de membrana, conhecida por ser limpa e eficiente, mantém o padrão de qualidade da Chlorum e assegura o fornecimento destes insumos indispensáveis.”
Hugo Luiz de Queiroz, superintendente do BNB em Pernambuco, ressaltou a relevância social e ambiental do aporte financeiro: “Esse investimento tornará a unidade de Igarassu mais moderna e ambientalmente segura, além de garantir a sustentabilidade da cadeia de empresas que utilizam os produtos da Chlorum em Pernambuco, preservando empregos e renda em vários municípios do estado.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login