Economia
Banco Mundial libera 4 bilhões para ajudar Argentina e apoia plano de Milei

O Banco Mundial anunciou nesta terça-feira, 23, que disponibilizará US$ 4 bilhões para apoiar a Argentina nos próximos meses, reforçando o respaldo internacional às reformas econômicas promovidas pelo presidente Javier Milei.
Essa iniciativa ocorre após um período de volatilidade nos mercados do país, especialmente depois da derrota do partido de Milei nas eleições legislativas da província de Buenos Aires.
Essa situação levou o dólar a ultrapassar o limite estabelecido pela atual política cambial, mas houve uma correção na segunda-feira, 22, após o Tesouro americano manifestar apoio a um programa de estabilização econômica para a Argentina.
De acordo com o Banco Mundial, o novo financiamento faz parte de um plano maior de US$ 12 bilhões divulgado em abril.
Em nota, a instituição ressaltou a “forte confiança” nas ações do governo de Milei para atualizar a economia, atrair investimentos estrangeiros e criar empregos. Os recursos virão de uma combinação de fundos públicos e privados.
“O pacote focará em setores essenciais para a competitividade: desenvolver a mineração e os minerais-chave; impulsionar o turismo para gerar empregos e estimular o desenvolvimento regional; ampliar o acesso à energia; e reforçar as cadeias produtivas e o financiamento das pequenas e médias empresas”, afirmou o Banco Mundial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login