Conecte Conosco

Economia

Bancos fazem mutirão para ajudar a negociar dívidas atrasadas

Publicado

em

Consumidores com dívidas em cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras formas de crédito em bancos e instituições financeiras têm até o dia 30 para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.

Mais de 160 instituições fazem parte da iniciativa, além de parceiros como o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. Financiamentos de veículos, motos e imóveis não estão incluídos no mutirão.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos pelo canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr, um serviço público gratuito que conecta consumidores e empresas para resolver conflitos de consumo.

Para negociar na plataforma, o consumidor deve ter conta Prata ou Ouro no app Gov.br. Podem ser negociadas dívidas em atraso que não tenham bens dados em garantia ou que estejam prescritas.

De acordo com a Febraban, o mutirão é uma chance para quitar débitos com condições especiais, incluindo parcelamentos, descontos e juros menores no refinanciamento.

Também é possível buscar ajuda presencial nos Procons que aderiram, para negociar pelos canais digitais dos bancos.

“Pessoas com dívidas muito altas têm um processo diferente que exige maior análise e ajuda do Procon para montar um plano de pagamento”, explica a entidade.

Como participar

Informações e a lista dos bancos participantes e seus canais para negociação estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia da Febraban. O consumidor pode iniciar a adesão diretamente pelo canal digital da instituição financeira.

Outra forma é se cadastrar no site www.consumidor.gov.br, fazer login, escolher o banco para negociar e seguir os passos indicados. A empresa tem até dez dias para responder à solicitação.

Para verificar dívidas atrasadas, o consumidor pode consultar o relatório atualizado do Banco Central chamado Registrato.

Caso a dívida não seja bancária, é possível procurar o Serasa, que realiza o Feirão Serasa Limpa Nome, onde o consumidor pode quitar débitos com desconto, relativos a varejo, telecomunicações, energia, saneamento, universidades e financeiras.

Além disso, nas agências dos Correios participantes do feirão, há a possibilidade de negociar dívidas em atraso.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados