Conecte Conosco

Economia

Bancos lançam mutirão para negociação de dívidas

Publicado

em

Mais de 160 instituições financeiras participarão, durante o mês de novembro, de um mutirão para renegociar dívidas com consumidores que estejam com parcelas atrasadas. Esta ação é promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em conjunto com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.

De acordo com a Febraban, a campanha oferecerá condições especiais para o consumidor, como parcelamento facilitado, descontos no valor total e redução nas taxas de juros para o refinanciamento.

Será possível reestruturar débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, desde que estejam em atraso, não tenham garantia de bens ou estejam prescritos.

Os clientes poderão negociar a dívida diretamente com os bancos participantes ou pelo portal ConsumidorGovBr. Também haverá suporte presencial nos Procons que aderirem ao mutirão. Para consumidores com superendividamento, será necessário apresentar um plano de pagamento, conforme orientações da Febraban.

O mutirão ocorre em um contexto de crescente dificuldade dos brasileiros em cumprir suas obrigações financeiras, motivado pelos juros elevados. Em setembro, a taxa de inadimplência atingiu 30,5% das famílias, o maior patamar desde o início da série histórica em 2010, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados