Notícias Recentes
Barroso comenta tensão no país durante julgamento de Bolsonaro
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, declarou nesta segunda-feira, 25, que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos outros acusados pela tentativa de golpe de Estado gera um certo nível de tensão no país.
“Estamos enfrentando um momento difícil e inevitável com o julgamento dos fatos de 8 de janeiro e dos processos referentes ao que a Procuradoria-Geral da República denuncia como uma tentativa de golpe de Estado. Esses acontecimentos naturalmente provocam alguma inquietação no Brasil”, afirmou.
Na cerimônia em que recebeu a medalha Raymundo Faoro, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ministro ressaltou a importância de finalizar o período em que se admitia a violação da legalidade constitucional por insatisfação com os resultados eleitorais. Ele se referia à tentativa golpista e aos ataques aos Três Poderes ocorridos em janeiro de 2023.
Barroso recordou que Bolsonaro obteve uma votação significativa nas eleições de 2022, o que torna o caso especialmente delicado. “Existe um grupo considerável de pessoas que simpatizam com ele”, comentou, descrevendo o julgamento como um momento sensível, porém essencial.
O presidente do STF apontou que a conclusão do julgamento, com sessões agendadas entre os dias 2 e 12 de setembro, irá depender das evidências apresentadas. “Se houver provas, a decisão será uma; na ausência delas, será outra”, destacou.
Os acusados enfrentam acusações como organização criminosa armada, tentativa de supressão violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano agravado por violência e grave ameaça, além de destruição de patrimônio protegido. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login