Mundo
Bayrou renuncia após perder voto de confiança no Parlamento francês

O primeiro-ministro da França, François Bayrou, decidiu renunciar na terça-feira, 9, depois de uma derrota significativa em um voto de confiança no Parlamento. Esta é a terceira vez em 14 meses que o chefe do governo cai. Bayrou permaneceu no cargo por apenas nove meses, tempo que é três vezes maior do que o de seu antecessor.
Ele baseou seu governo em um orçamento que previa cortes superiores a 40 bilhões de euros. O plano incluía o congelamento de benefícios sociais, redução de postos no serviço público e a eliminação de dois feriados nacionais, considerados importantes por muitos franceses para seu modo de vida.
Bayrou alertava que sem medidas imediatas, a dívida pública, que atualmente representa 114% do PIB, levaria o país à submissão tanto por credores quanto por potências estrangeiras. Contudo, seu plano acabou unindo opositores. A extrema-direita liderada por Marine Le Pen e uma coalizão de esquerda votaram contra ele, por 364 a 194. Antes da votação, Bayrou já havia convidado seus aliados para uma despedida.
O presidente Emmanuel Macron anunciou que nomeará um novo primeiro-ministro nos próximos dias, considerando candidatos como o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, o ex-premiê socialista Bernard Cazeneuve, e o ministro das Finanças, Eric Lombard.
Houve muita especulação sobre Lombard, que tem origens em governos socialistas, já que Macron pensa em um movimento à esquerda para garantir uma coalizão estável. Entretanto, o desafio permanece o mesmo enfrentado por Bayrou: aprovar o orçamento diante de um Parlamento dividido e incapaz de consenso.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login