Mundo
BBC nomeia diretor interino enquanto aguarda decisão em processo de Trump
BBC anunciou nesta quarta-feira (28) a nomeação de um diretor-geral interino após a saída de Tim Davie, em meio ao litígio judicial envolvendo Donald Trump, que pleiteia uma indenização de 10 bilhões de dólares (R$52,9 bilhões).
Tim Davie ficará no cargo até 2 de abril, quando será substituído por Rhodri Talfan Davies, que assumirá como diretor-geral interino até a nomeação de um novo titular, conforme comunicado oficial da emissora britânica.
O presidente da BBC, Samir Shah, descreveu Davies como um líder distinto, com vasta experiência editorial e um forte compromisso com o serviço público de radiodifusão.
Rhodri Talfan Davies, de 54 anos, foi diretor da BBC País de Gales por quase uma década e atualmente é diretor de Nações, supervisando programação para Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Ele também esteve à frente da estratégia da companhia para projetos de inteligência artificial generativa.
Tim Davie e a diretora da BBC News, Deborah Turness, deixaram seus cargos em 9 de novembro.
Em janeiro, a emissora britânica informou que vai contestar judicialmente nos EUA uma ação de difamação movida por Donald Trump. Ele solicita 10 bilhões de dólares por uma edição manipulada de um discurso exibida pelo programa Panorama, que mostrava trechos do discurso de 6 de janeiro de 2021, para sugerir que o republicano incitou a invasão ao Capitólio.
A equipe jurídica da BBC argumenta que Trump não será capaz de provar que o documentário, exibido fora dos Estados Unidos, causou danos legais relevantes, destacando que o ex-presidente foi reeleito em 5 de novembro de 2024, após a exibição do referido programa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login