Conecte Conosco

Economia

BC atualiza MED do Pix para facilitar rastreamento de valores

Publicado

em

O Banco Central divulgou na quinta-feira, 28, a resolução número 493, trazendo melhorias no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix. A principal novidade permitirá que o MED trace possíveis trajetos dos recursos, simplificando a devolução de quantias em casos de fraude em até 11 dias após a contestação.

O MED foi criado para devolver valores a vítimas de golpes, fraudes ou coerção. Atualmente, as devoluções são feitas somente pela conta inicialmente usada na fraude. Como os criminosos conseguem transferir rapidamente os fundos para outras contas, muitas vezes o MED não consegue garantir a devolução.

Conforme comunicado do Banco Central, espera-se que essa mudança aumente a identificação das contas utilizadas em fraudes, ampliando a devolução dos valores e desencorajando as fraudes. A troca de informações impedirá também que essas contas sejam usadas para novos golpes. Essa funcionalidade será opcional a partir de 23 de novembro e obrigatória a partir de 2 de fevereiro.

Além disso, a resolução 493 implanta o autoatendimento no MED, disponível para todos os participantes do Pix a partir de 1º de outubro. Essa ferramenta permitirá que o usuário conteste uma transação sem necessidade de atendimento direto, o que deve dar maior rapidez ao processo de contestação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados